9 alimentos populares que vão melhorar sua imunidade

Alimentar seu corpo com certos alimentos pode ajudar a manter seu sistema imunológico forte. Se você está procurando maneiras de prevenir resfriados e gripes no inverno, seu primeiro passo deve ser uma visita ao supermercado. Planeje suas refeições para incluir estes 9 potentes impulsionadores do sistema imunológico .

1. Frutas cítricas

Frutas cítricas populares incluem:

  • laranjas
  • tangerinas
  • limões
  • acerola
  • ameixa

Como seu corpo não produz ou armazena, você precisa de vitamina C diariamente para manter a saúde. Quase todas as frutas cítricas são ricas em vitamina C. Com essa variedade para escolher, é fácil adicionar um pouco dessa vitamina a qualquer refeição.

2. Brócolis


Brócolis é sobrecarregado com vitaminas e minerais. Possui vitaminas A, C e E, além de muitos outros antioxidantes e fibras, o brócolis é um dos vegetais mais saudáveis ​​que você pode colocar em sua mesa . A chave para manter seus nutrientes é cozinhá-lo o mínimo possível – ou melhor ainda, consumi-lo in natura.

3. Alho


O alho é encontrado em quase todas as cozinhas do mundo. Acrescenta sabor à comida e é essencial para a sua saúde. As primeiras civilizações reconheceram seu valor no combate a infecções. O alho também pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e retardar o endurecimento das artérias. As propriedades de aumento da imunidade do alho parecem provir de uma forte concentração de compostos contendo enxofre, como a alicina.

4. Gengibre

O gengibre é outro ingrediente ao qual muitos recorrem depois de ficar doente. O gengibre pode ajudar a diminuir a inflamação, que auxilia na redução a dor de garganta e outras doenças inflamatórias. Além de também de ajudar a diminuir as náuseas .

Embora seja usado em muitas sobremesas doces, o gengibre é termogênico e possui gingerol, um parente da capsaicina. O gengibre pode ajudar a diminuir a dor crônica e possui propriedades para baixar o colesterol, de acordo com estudos recentes em animais.

5. Iogurte

Procure por iogurtes com “culturas vivas e ativas” impressas no rótulo, como o iogurte grego. Essas “culturas” podem estimular seu sistema imunológico para ajudar a combater doenças. Tente obter iogurtes naturais, em vez dos tipos carregados de açúcar. Você pode adoçar o iogurte natural com frutas saudáveis ​​ou com um pouco de mel.

O iogurte também pode ser uma ótima fonte de vitamina D , portanto, tente selecionar marcas enriquecidas com vitamina D. A vitamina D ajuda a regular o sistema imunológico e acredita-se que aumenta as defesas naturais do corpo contra doenças.

6. Chá verde

Os chás verde e preto são embalados com flavonóides, um tipo de antioxidante. Onde o chá verde realmente se destaca é nos seus níveis de epigalocatequina galato, ou EGCG, outro poderoso antioxidante. Demonstrou-se que o EGCG melhora a função imunológica. O processo de fermentação do chá preto destrói grande parte do EGCG. O chá verde, por outro lado, é cozido no vapor e não fermentado; portanto, o EGCG é preservado.

O chá verde também é uma boa fonte do aminoácido L-teanina . A L-teanina pode ajudar na produção de compostos de combate a germes em suas células.

7. Mamão

O mamão é outra fruta carregada de vitamina C. Você pode encontrar 224% da quantidade diária recomendada de vitamina C em um único mamão. Também possui uma enzima digestiva chamada papaína que tem efeitos anti-inflamatórios. Possui quantidades decentes de potássio , vitaminas do complexo B e folato, todas benéficas para a saúde geral.

8. Kiwi

Assim como o mamão, os kiwis são naturalmente cheios de nutrientes essenciais, incluindo folato, potássio, vitamina K e vitamina C. A vitamina C aumenta os glóbulos brancos para combater infecções, enquanto os outros nutrientes do kiwi mantêm o resto do corpo funcionando corretamente.

9. Frango

Quando você está doente, a canja de galinha é mais do que apenas uma comida saudável com efeito placebo. Ajuda a melhorar os sintomas de um resfriado e também ajuda a protegê-lo de ficar doente em primeiro lugar. Aves, como frango e peru, são ricos em vitamina B6. Cerca de 90 gramas de carne de peru ou frango light contêm de 40 a 50% da quantidade diária recomendada de B6.

A vitamina B6 é um participante importante em muitas das reações químicas que acontecem no corpo. Também é vital para a formação de novos e saudáveis glóbulos vermelhos . O caldo ou caldo feito com ossos de galinha fervendo contém gelatina, condroitina e outros nutrientes úteis para a cura e imunidade do intestino.

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *